Pequod Investimentos
Abra sua conta

Categorias: Assessoria de Investimentos

Planejamento Financeiro para Iniciantes: Por onde começar?

O que é Planejamento Financeiro? 

De acordo com o comitê de Padrões de Planejamento Financeiro Ltd. (FPSB)* , planejamento financeiro é um processo de desenvolvimento de estratégias para ajudar as pessoas a administrarem seus assuntos financeiros e para atingir seus objetivos de vida. Conforme a definição anterior, pode-se perceber que o planejamento financeiro possui algumas etapas que precisam ser cumpridas pelos investidores, sejam eles iniciantes ou avançados. Sendo assim, podemos afirmar que o planejamento financeiro é uma ferramenta utilizada para se ter uma visão holística e abrangente de suas finanças, determinando onde se encontram neste momento, onde querem chegar e o que precisa ser feito para atingir tais objetivos. 

Importância do Planejamento Financeiro 

A importância de um planejamento financeiro é eliminar as suposições sobre o gerenciamento de suas finanças e tangibilizar a jornada financeira do indivíduo, a fim de mostrá-lo as implicações de cada decisão financeira. Sendo assim, se uma pessoa não consegue enxergar sua situação financeira atual e definir quais são os próximos passos da sua trajetória, como pode-se esperar atingir seus objetivos? 

Planejamento Financeiro x Portfólio de Investimentos 

Muitas pessoas confundem os conceitos de planejamento financeiro com o de Portfólio de Investimentos 

O planejamento financeiro é como um mapa completo das suas finanças pessoais. Ele vai muito além dos investimentos e engloba todos os aspectos do seu cenário financeiro. Isso inclui criar um orçamento, poupar para metas específicas, lidar com dívidas, escolher os tipos certos de seguros e até mesmo considerar a aposentadoria. 

Por outro lado, um portfólio de investimentos é apenas uma parte do seu planejamento financeiro. Ele se concentra especificamente em como você investe o seu dinheiro para alcançar crescimento ao longo do tempo. Isso envolve escolher entre diferentes tipos de ativos, como ações, títulos e fundos, de acordo com o seu apetite ao risco, horizonte de tempo e metas financeiras. Um portfólio de investimentos bem elaborado é uma peça do quebra-cabeça do planejamento financeiro, mas não é o quadro completo. 

Etapas de um Planejamento Financeiro 
1.  Estabelecer e definir o relacionamento com cliente 

Essa é a etapa inicial de qualquer planejamento financeiro. Aqui o    planejador financeiro mostra suas credenciais (competências e experiência), além de alinhar todas as expectativas com o cliente, informando-o sobre as etapas futuras e como será o acompanhamento.

2.  Coletar as informações do cliente

Essa etapa é uma das mais importantes. Aqui, o planejador financeiro irá coletar todas as informações relevantes para elaborar o planejamento e conta com a transparência e detalhamento do cliente para ser o mais assertivo possível. Uma boa comparação é com a consulta médica: quanto mais preciso o paciente for em relação aos sintomas, mais assertivo será o diagnóstico do médico.

3.  Analisar e avaliar a situação financeira do cliente

Com a coleta de informações, o planejador precisa realizar um estudo mais aprofundado sobre o momento e situação financeira do cliente e comparar com os objetivos definidos. Assim, é possível ter uma visão sistêmica sobre a jornada do cliente.

4.  Desenvolver as recomendações de planejamento financeiro

Após a análise das informações, o planejador financeiro desenvolve o planejamento propriamente dito e apresenta para o cliente as possibilidades de atingimento dos objetivos. Nesta etapa, acontece o debate das condições e explanações sobre as sugestões apresentadas.

5.  Implementar as recomendações de planejamento financeiro

Após todas as explanações feitas e dúvidas sanadas, o planejador financeiro implementa o que foi acordado com o cliente.

6.  Revisar situação do cliente

O planejamento financeiro não é uma ferramenta estática. Ele sempre precisa ser revisto, pois tanto a situação financeira do cliente pode mudar com o tempo quanto as condições do mercado. Então, é responsabilidade do planejador financeiro revisitar as premissas do plano juntamente com o cliente e realizar os ajustes, caso seja necessário. 

O planejamento financeiro é uma ferramenta poderosa para navegar pelo mundo complexo das finanças pessoais, especialmente para aqueles que estão dando os primeiros passos nessa jornada. Por isso, é essencial compreender a importância de ter uma equipe técnica capacitada para te ajudar a criar um planejamento financeiro totalmente personalizado para sua realidade e facilitar o atingimento de seus objetivos. Se você está procurando um parceiro nessa jornada, lembre-se de explorar várias opções e escolher alguém que compreenda suas metas e preocupações financeiras. Ao selecionar um profissional ou empresa, verifique suas credenciais, experiência e reputação no mercado. 

Caio Viana
Caio Viana

Caio Viana é o assessor de investimentos líder por trás do Hub da Pequod, uma estrutura desenvolvida para aprimorar o atendimento, serviço e acompanhamento ao cliente. Seus textos são alinhados com seu comprometimento em fazer das finanças uma jornada acessível e bem-sucedida.

Compartilhe este post:
Artigos Relacionados

Planejamento Financeiro para Iniciantes: Por onde começar?