Renda Fixa: O que vai mudar em 2023?
Você sabia que a partir de janeiro de 2023 entrará em vigor uma nova regra que vai mudar a forma de cálculo dos ativos de renda fixa?
Atualmente, os títulos de renda fixa são mostrados na carteira dos investidores pelo valor de marcação na curva. Porém, a partir de 2 de janeiro de 2023, a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) vai adotar o método de marcação na curva para a visualização dos ativos. Entenda a diferença:
Marcação na curva
O valor é atualizado diariamente na proporção da taxa pactuada até o vencimento. Não reflete o valor de negociação do título do mercado em caso de venda antes da data de vencimento.
Marcação a mercado
Definido pelas condições diárias do mercado, por isso, é mais volátil. Pode apresentar valores acima ou abaixo do que seria no modelo de marcação da curva, porém é mais realista.
Afinal, o que muda?
Apenas a visualização dos preços dos títulos com mais transparência e visibilidade dos seus investimentos.
A intenção por trás da nova regra é a transparência para refletir melhor o valor atualizado da carteira dos clientes, afinal, eles oscilam antes do vencimento. Isso pode facilitar na hora da tomada de decisão de vender ou não o ativo antes do vencimento.
É importante lembrar: a nova regra não altera a rentabilidade dos investimentos e nem o direito do investidor sobre o título.
Você possui mais alguma dúvida? Entre em contato conosco!