Introdução
Investir no Brasil sempre teve suas particularidades. Com o passar dos anos, muitas informações foram desmistificadas, mas ainda existem diversas ideias equivocadas sobre investimentos. Seja a expectativa de um retorno elevado sem risco, ou até uma visão totalmente equivocada da realidade dos investimentos, é comum ver conceitos mal compreendidos.
Nos últimos anos, os maiores avanços que a humanidade conseguiu alcançar se deram pelo fácil acesso à informação. Antigamente, o acesso à informação era um luxo, e as pessoas que tinham esse acesso possuíam uma vantagem competitiva em relação às demais.
Hoje, porém, o acesso à informação está extremamente facilitado. O diferencial, agora, é filtrar e interpretar as informações recebidas. Tornar esses processos eficientes pode representar uma nova vantagem competitiva. Quando o assunto é investimentos, contudo, muitas pessoas não buscam se aprofundar ou acabam presas a informações ultrapassadas ou incorretas. Entre as ideias equivocadas mais comuns sobre investimentos, destacam-se:
Retorno elevado com risco baixo:
Muitas pessoas esperam que a renda fixa ofereça uma remuneração de 2-3% ao mês com títulos seguros, em um cenário onde o CDI está em torno de 0,8%. Isso pode ser devido a informações vistas em redes sociais ou pela experiência de rentabilidade em negócios reais. Porém, uma das máximas do mercado é a relação risco x retorno: para alcançar retornos maiores, é necessário aceitar um nível mais alto de risco.
Mercado de ações é um cassino:
Essa é uma crença comum. O mercado de ações, embora seja um setor que já gerou riqueza para muitos investidores, também trouxe prejuízos para outros. Investir em ações exige estudo e análise das empresas — como a leitura de balanços, avaliação de desempenho, geração de caixa e distribuição de dividendos. Investidores que dedicam tempo a essas análises tendem a multiplicar suas chances de ganho. Como mencionamos anteriormente, quanto maior o retorno desejado, maior o risco a ser assumido. No longo prazo, empresas sólidas, como a Vale, que se valorizou 78% nos últimos cinco anos enquanto o CDI foi de 49%, tendem a ter um desempenho superior à renda fixa.
Conclusão
Ao longo do tempo, essas ideias equivocadas sobre investimentos foram diminuindo, mas o estudo aprofundado de ativos e empresas requer conhecimento especializado. Contar com a orientação de um profissional pode fazer toda a diferença para realizar investimentos adequados ao perfil de risco e às necessidades de liquidez de cada investidor.
Invista com segurança e confiança. Conte com a Pequod Investimentos para ajudar você a navegar no mercado com estratégia e conhecimento!