Existem dezenas de critérios no momento da aquisição de um bem. Com a compra de uma obra de arte não seria diferente: compradores e colecionadores podem seguir vários caminhos, impulsionados por diferentes motivações, como desejo, paixão, investimento, intuição e até mesmo o sonho de fazer parte do seleto mundo do colecionismo artístico.
A princípio, a abordagem ideal é unir esses sentimentos, como paixão e desejo, a um investimento sólido. Contudo, lembramos que o mercado da arte é dinâmico, e essa combinação é totalmente viável.
Estratégias Inteligentes para Iniciantes
Hoje, por um lado, o mercado de arte movimenta grandes cifras. No entanto, também é possível ter a sensibilidade e a acuidade de fazer escolhas inteligentes. Isso inclui a busca por quem ainda está começando nesse mundo ou a restrição de fazer investimentos maiores.
Como passo inicial, é que a arte é geralmente um investimento a longo prazo, assim também são outros ativos. De forma semelhante, não tem lucro garantido, porém, diferente de outros investimentos oferece uma coisa que só a arte proporciona: o prazer do convívio com as obras escolhidas.
O Mercado de Arte Brasileiro: O Que Influencia os Preços?
No mercado de arte brasileiro temos uma formação de preço pautada basicamente em duas instâncias: a lei da oferta e da procura, que afere liquidez a obra; e a riqueza do currículo, calcado na trajetória do artista e na sua fortuna crítica, tais como número de exposições, relevância das instituições, premiações, publicações etc.
Simultaneamente, a recomendação para quem quer começar a colecionar seria: “consuma cultura”. Isso significa visitar museus, frequentar galerias e feiras de arte, participar de exposições, dedicar tempo à leitura de livros, catálogos e revistas sobre os principais artistas.
Então, aos poucos, você irá identificar as obras que mais ressoam com você. Uma obra de arte não é apenas um objeto, acima de tudo, é uma fonte de beleza e intimidade que você trará para sua casa.
O mercado de arte possui muitas peculiaridades, e ele se constitui por uma rede complexa, envolvendo diversos fatores e diferentes agentes para a formação de preço. Por essa razão, é importante ter um especialista que viva e acompanhe essa movimentação diariamente.
Portanto, como um primeiro passo, é de extrema importância a escolha de um bom profissional, com tradição no mercado e de sua confiança, para orientar nessa empreitada.
Sua Parceria no Universo da Arte
Nós, da Paulo Darzé Galeria de Arte, possuímos mais de 40 anos de experiência contínua no mercado de arte brasileiro e representamos dezenas de artistas. Como agentes desse mercado, vivemos e respiramos a arte diariamente. Entendemos que a arte vai além de um simples investimento financeiro, ela agrega uma dimensão subjetiva e simbólica.
Podemos fornecer um início descomplicado, gerando segurança em sua futura tomada de decisão. Além de desmistificar o aparentemente impenetrável mundo da arte e tornando a tarefa de iniciar uma coleção acessível a todos os interessados.
Investir em arte é mais do que uma simples transação financeira; afinal, é uma jornada que pode enriquecer sua vida de maneiras que vão muito além do valor monetário.