Introdução
Realizar um planejamento financeiro é uma atividade que pode ser muito desgastante. Manter um controle dos gastos mensais, montar uma carteira de investimentos e fazer o acompanhamento dessa carteira pode ser um processo bastante trabalhoso. Por conta de todo o esforço empenhado, quando algo não ocorre de acordo com o planejado, pode gerar estresse e ansiedade. Esse fenômeno é conhecido como estresse financeiro e está cada vez mais presente nos dias de hoje.
Gerenciamento de Estresse
Essa frustração pode ser desencadeada por diversos fatores: quando os gastos mensais não estão de acordo com o orçamento, quando não se tem uma clareza sobre como o seu patrimônio está investido, a constante comparação com outros, etc.
Porém, uma das principais causas para o estresse financeiro é a falta de educação financeira. Quando não há um planejamento onde se está preparado para casos de emergências ou imprevistos, a tendência é ficar cada vez mais estressado quando os imprevistos inevitavelmente acontecem. Além disso, uma falta de clareza na alocação dos investimentos gera uma eterna sensação de dúvida, se algo poderia estar sendo feito diferente ou melhor. Todo esse estresse com as finanças pode acarretar consequências negativas em todos os âmbitos da vida, pode causar insônia, ansiedade e desgastar relacionamentos pessoais.
Como minimizar o estresse
Fazer um planejamento financeiro: Possuir um planejamento financeiro pode aliviar profundamente o estresse com as finanças pessoais. Quando há um objetivo e sabe-se onde quer chegar, existe uma confiança maior sobre o que não é necessário se preocupar;
Organização de despesas: Conseguir manter o controle do orçamento familiar é essencial para evitar o estresse financeiro. O recomendado aqui é realmente possui um acompanhamento de todos os valores de receitas e gastos mensais;
Reserva de emergência: Possuir uma reserva de emergência pode ser o ponto fundamental para fazer um planejamento financeiro dar certo ou errado. Os imprevistos existem e vão acontecer, o que pode mitigar o risco de um imprevisto atrapalhar todo o planejamento é exatamente possuir uma reserva já provisionada para lidar com ele;
Assessoria de Investimentos: A ajuda de um profissional de confiança que auxilie com os investimentos é bastante benéfica para o alívio do estresse. Um assessor de investimentos que auxilie a definir o perfil de risco correto, faça a análise de quais ativos investir e mantenha um acompanhamento periódico dos resultados é de suma importância.
Conclusão
Portanto, o estresse financeiro pode trazer consequências negativas para a vida do investidor, porém, com as ferramentas corretas para lidar com ele, é possível que a vida financeira seja mais tranquila e sem preocupações. Na Pequod Investimentos, prestamos o serviço de planejamento financeiro para nossos clientes com o objetivo de trilhar essa jornada financeira juntos, buscando mitigar possíveis desvios de rota durante todo esse processo.