Saiba tudo sobre os juros no Brasil em 2024.
No último dia de janeiro, ocorreu a primeira reunião do Comitê de Política Monetária do ano. A taxa atual foi definida em 11,25%, apresentando uma queda de 0,5 ponto percentual em relação a dezembro de 2023, que estava em 11,75%.
O que é a Taxa Selic?
A Selic é a taxa básica de juros da economia do Brasil. Em algum grau, todas as transições econômicas estão relacionadas a ela, uma vez que influencia todas as taxas de juros do país, como empréstimos e financiamentos, afetando também aplicações financeiras.
O Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central, se reúne a cada 45 dias para definir o próximo patamar da Selic. Essas mudanças na taxa ocorrem porque a economia não é estável, então é necessário se adequar ao cenário do momento para que o dinheiro circule da forma mais justa.
De acordo com o sistema de Metas de Inflação utilizado pelo Banco Central, a inflação é estipulada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) e controlada pelo Banco Central através do COPOM.
Quando o COPOM decide aumentar a Taxa Selic para reduzir a inflação, os juros em empréstimos e financiamentos costumam subir, o que pode frear a economia. Por outro lado, se a Selic é reduzida, é um estímulo para as pessoas gastarem e investirem mais, impulsionando a atividade econômica.
Em resumo, a decisão do Copom visa regular a inflação influenciando o crescimento econômico do país.
O que mudou?
De março de 2021 a agosto de 2022, o Copom aumentou a Taxa Selic 12 vezes seguidas, em um período de aperto, em que os preços de alimentos, energia e combustíveis estavam subindo.
Depois, de agosto de 2022 a agosto de 2023, a taxa ficou em 13,75% ao ano, por sete vezes consecutivas, sem ser alterada. Isso ocorreu porque o Banco Central estava controlando os juros para lidar com a situação econômica.
Nessa última reunião, a decisão foi unânime: os indicadores de atividade econômica do país estão no processo de desaceleração. Isso quer dizer que indicadores como inflação estão mais estáveis e o cenário à frente torna-se mais positivo.
Estimativas para 2024
Para especialistas do mercado financeiro, a probabilidade neste ano é que a Selic encerre em 9% ao ano. Para o fim de 2025, a estimativa é que a taxa básica caia para 8,5% ao ano.
Em caso de dúvidas, contate seu assessor na Pequod. Estamos prontos para orientar você na escolha do melhor caminho e entender o seu futuro econômico.